Prof. Enio Leite.

Como escolher teu equipamento - Tipos de câmaras fotográficas (IV).

Por Prof. Dr. Enio Leite.


Equipamento de Aventura

Equipamento de Sobrevivência

Montanhismo e Escalada

Esportes Radicais e Tradicionais

Viagens e serviços para turistas

Equipamento de Fotografia e Vídeo

Mapas, Cartografia e Guias

Motivaçao e espiritualidade

Sáude Natural

Arte e Artesanatos

Ecologia e Jardinagem

Leilões, compra e venda

Peças de reposição para Veículos

Trabalhos ou Empregos?

4. CÂMERA DE ESTÚDIO - São os modelos de câmaras mais antigas que existem. As primeiras já tinham o mesmo formato que caracterizam as atuais: lembram um acordeon, sempre acopladas em tripé devido ao seu tamanho e peso, com uma lente na frente e um visor, um vidro despolido, logo atrás. Assim, estamos novamente vendo a imagem diretamente pela objetiva, porem sem nenhum mecanismo de correção. A imagem aparece no visor invertida, vertical e horizontalmente. Operam com filme plano, chapas individuais, tamanho 10 x 12 cm, ou 4 x 5 polegadas.

O foco é obtido movimentando-se o plano do filme para frente e para trás, até que se produza uma imagem definida no visor. Exemplos: Sinar, Cambo e Toyo.


VANTAGENS - Sem erro de paralaxe. O visor é tão grande que permite o uso de uma lupa para a avaliação detalhada do foco em todas as partes da Fotografia. O tamanho do filme é grande (as câmaras desse tipo podem ser de 4 x 5 polegadas ou, ainda, de 8 x 10 polegadas), possibilitando uma imagem de excelente qualidade, com detalhes e muita definição, mesmo em ampliações grandes. A câmara possui movimentos basculantes que possibilitam correções de distorções, perspectivas, ou problemas de focalização.

DESVANTAGENS - São geralmente câmara caras e muito grandes, e requerem obrigatoriamente o uso de um tripé. A imagem projetada no visor também não é muito brilhante, obrigando muitas vezes usar um pano preto na parte posterior da câmara para eliminar a interferência da luz do dia. As fotos são feitas por chapas, o que restringe esse tipo de máquina a uma situação de estúdio, principalmente.

5. CÂMERAS DIGITAIS - Esta nova tecnologia, dispensa os filmes tradicionais. A imagem é capturada por um CCD - sensor normalmente utilizados em scanners, fax ou câmeras de vídeo, sendo imediatamente armazenadas na memória do equipamento ou gravadas em disquetes ou nos modelos mais avançados CDs. - Sistema DVD. Há vários tipos e modelos, dependendo da qualidade final desejada. Os modelos mais populares já estão substituindo as imagens instantâneas dos filmes tipo Polaroid.


Por Prof. Dr. Enio Leite
Focus - Escola de Fotografia & Tecnologia Digital. Atendemos todo Brasil.





El Buscador para los amantes de la vida al Aire Libre © - Andinia.com ©