Prof. Enio Leite.

O advento da fotografia em cores (I).

Por Prof. Dr. Enio Leite.


Equipamento de Aventura

Equipamento de Sobrevivência

Montanhismo e Escalada

Esportes Radicais e Tradicionais

Viagens e serviços para turistas

Equipamento de Fotografia e Vídeo

Mapas, Cartografia e Guias

Motivaçao e espiritualidade

Sáude Natural

Arte e Artesanatos

Ecologia e Jardinagem

Leilões, compra e venda

Peças de reposição para Veículos

Trabalhos ou Empregos?

Embora o advento da fotografia tenha causado forte impacto em todo o universo cultural, artístico e intelectual de sua época, as primeiras fotos eram todas em "Preto & Branco". Mediante "trabalho adicional", os primeiros daguerreóticos poderiam ser pintados à mão, abrindo novo mercado para pintores de "miniaturas". Mas, pouco tempo depois à fotografia em cores passou a ser realidade.


Em 1861, o matemático escocês, James Clerk Maxwell físico e filosofo natural, iniciou as mais importantes investigações relativas á percepção da cor. Demonstrou as bases importantes da fotografia em cores. Seu método consistia em fotografar um elemento colorido três vezes, mantendo a maquina imóvel, utilizando cada filtro de cor fundamental - Vermelho verde e a azul. Através deste processo, conseguia-se três negativos monocromáticos - em preto e branco -distintos, porem cada um com diferentes gradações de cinza. Estes três negativos eram convertidos em slides, sendo projetados cada um dos seus respectivos filtros sobre uma tela branca, de modo que coincidisse exatamente um sobre o outro, reproduzindo-se assim as cores de elemento original. As cores neutras, como o branco, apareciam onde as três cores (vermelho, Verde, Azul), se misturavam e o preto aonde a luz não chegava.

James Clerk Maxwell, matemático escoces - investigações relativas á percepção da cor
James Clerk Maxwell, matemático escoces - investigações relativas á percepção da cor

Este método, apesar dos resultados, teve que ser abandonado em pouco tempo, pois não permita fotos de objetos em movimento, alem de fornecer alguns inconvenientes, pois a fotografia em cores positivas originava grande perda de luz, devido a cada filtro permitir a passagem de 1/3 dela.

Primeira fotografia em cores
1868 - Primeira fotografia em cores




El Buscador para los amantes de la vida al Aire Libre © - Andinia.com ©